Quem somos

A história do Hospital da Venerável e Arquiepiscopal Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo tem forte ligação com a história do Brasil em seus tempos colonial e imperial. À sua inauguração oficial, em 24 de junho de 1870, no mesmo local onde ele funciona hoje, compareceram o Imperador Dom Pedro II, a Princesa Isabel e o Conde d’Eu, seu marido. Uma prova concreta do prestígio que o hospital e seus fundadores tinham com a Família Imperial.   

Antes disso, no entanto, o Hospital do Carmo já existia. O Prior João Gonçalo Preto fundou-o nos fundos da Igreja do Carmo, em 1733. Ao longo de sua história, a instituição ainda teve um segundo endereço antes de ser transferida para o atual, bem próximo aos Arcos da Lapa.

Hoje, em pleno século XXI, o Hospital do Carmo reúne no mesmo espaço tradição e modernidade. Sua diretoria tem como compromissos a qualidade no atendimento e a modernização constante do hospital, no que se refere a instalações, tecnologias e equipamentos. Em 2009, o hospital passou por uma reforma que resultou em dois andares (5º e 6º) inteiramente novos para internação.

Além do serviço de internação, o hospital também oferece atendimento ambulatorial (consultas, suturas, pequenas cirurgias...) em diversas especialidades médicas (alguns serviços terceirizados), uma vasta gama de exames, atendimento cirúrgico, CTI e Emergência 24 horas, e trabalha com vários convênios. A instituição possui aproximadamente 250 funcionários — entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e pessoal administrativo, além dos terceirizados —, profissionais capacitados e constantemente reciclados.

Qualidade de instalações e equipamentos e localização privilegiada (conhecida e de fácil acesso) têm contribuído para que cada vez mais médicos externos procurem o hospital para internar seus pacientes e/ou para tratamento clínico ou cirúrgico. É o Hospital do Carmo integrado ao moderno conceito de “hospital aberto” — além de contar com corpo clínico próprio, o hospital “se abre” para a atuação de médicos externos.

Saiba mais sobre a Venerável e Arquiepiscopal Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo

Hospital da Venerável e Arquiepiscopal Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo
Rua Riachuelo, 43, Centro — CEP 20230-010