Quem somos

A Venerável e Arquiepiscopal Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo

De acordo com o Código de Direito Canônico, uma Ordem Terceira é uma associação de pessoas leigas, de ambos os sexos, que, na vida secular, sob a orientação de uma Ordem Religiosa e conforme seu carisma, esforçam-se para a perfeição cristã, observando “regras”, impostas pela Santa Sé, que preserva para si o direito de modificá-las.

Distingue-se, assim, das Ordens Primeira e Segunda, que possuem carismas próprios, dedicando-se seus membros inteiramente à vida consagrada e sujeitos à observância dos votos de castidade, pobreza e obediência.

A Venerável e Arquiepiscopal Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo foi fundada no Rio de Janeiro em 19 de julho de 1648, tendo por fundadores os seus Irmãos Dr. Balthazar de Castilho de Andrade (eleito Prior), André da Rosa, Francisco Nunes, Frei Antônio dos Anjos e Frei Ignácio da Purificação. O seu primeiro estatuto data de 17 de outubro de 1649.

Os principais objetivos iniciais da Ordem Terceira eram a busca da perfeição cristã, a difusão do culto à  Nossa Senhora do Carmo, a propagação da fé católica e o exercício da caridade. Com o passar do tempo, acrescentou-se a vocação assistencial.

A Venerável e Arquiepiscopal Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo atravessou os séculos e prossegue hoje com a sua obra assistencial, orientada pelos princípios morais e religiosos que inspiraram seus fundadores. Além de seu hospital, mantém ainda sua igreja (Igreja do Carmo), à Rua 1° de Março s/nº, na Praça XV, e o Cemitério do Carmo, no Caju.

Sua estrutura organizacional é integrada por uma Mesa Conjunta, que reúne os Irmãos Graduados e Priores Jubilados, e uma Mesa Executiva, integrada por um Prior e por mais 12 Vice-Priores, responsáveis pelas diversas áreas técnicas e administrativas da Instituição.

Voltar

Hospital da Venerável e Arquiepiscopal Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo
Rua Riachuelo, 43, Centro — CEP 20230-010